Uma tecnologia imersiva é qualquer recurso que proporciona experiências envolventes, combinando o mundo físico com realidades digitais ou simuladas. O espectro dessas tecnologias varia desde a ampliação da realidade, com a sobreposição de elementos digitais no ambiente real, até o isolamento completo do usuário no mundo físico, mergulhando-o em um ambiente totalmente digital. Nos extremos desse espectro estão a Realidade Aumentada (RA), que integra elementos virtuais ao ambiente físico, e a Realidade Virtual (RV), que imerge o usuário em um universo totalmente digital. Entre esses dois polos, encontram-se diversas variações, formando o conceito de Realidade Estendida (xR), que abrange a Realidade Virtual, a Realidade Aumentada e a Realidade Mista. A seguir, vamos explorar as principais tecnologias imersivas:
Frequentemente usada como um termo genérico para descrever tecnologias imersivas, a Realidade Virtual (RV) possui uma definição e características próprias. A RV utiliza tecnologia computacional para criar um ambiente totalmente simulado. Diferente das interfaces tradicionais, ela insere o usuário diretamente dentro da experiência, fazendo com que ele deixe de interagir com o mundo físico e passe a interagir exclusivamente com a simulação criada.
A porta de entrada para a Realidade Virtual são os auscultadores RV. Colocados diretamente sobre os olhos, os auscultadores impedem o utilizador de perceber qualquer coisa do mundo físico. De facto, a imersão é absoluta, uma vez que o utilizador vê apenas o conteúdo gerado através dos auscultadores.
Diversos setores já reconhecem as vantagens de imergir em ambientes virtuais, permitindo uma visualização mais detalhada de diferentes aspectos. Por isso, a Realidade Virtual (RV) é amplamente utilizada em áreas como saúde, indústria automotiva, educação, segurança pública e, naturalmente, no setor de jogos.
Agora, vamos para o outro extremo do espectro: a Realidade Aumentada (RA). A RA é definida como uma versão aprimorada da realidade, onde conteúdos digitais gerados por computador são sobrepostos à visão do usuário no mundo real, integrando elementos virtuais ao ambiente físico. Essa tecnologia é caracterizada por três elementos principais: a combinação entre os mundos físico e virtual, a interação em tempo real e o mapeamento preciso em 3D dos objetos físicos e digitais.
Diferentemente da Realidade Virtual, a Realidade Aumentada (RA) pode ser implementada por meio de diversas tecnologias, como a câmera de um smartphone ou até mesmo com o uso de um projetor de vídeo. Exemplos notáveis de RA incluem o aplicativo Pokémon Go, as ferramentas táticas utilizadas pelo exército dos EUA e os tênis customizáveis da Nike. Graças à sua versatilidade tecnológica e à capacidade de integrar elementos digitais ao mundo físico, a RA se mostra adequada para uma ampla variedade de setores.
Agora que exploramos os extremos do espectro das tecnologias imersivas, vamos nos aprofundar nas nuances da Realidade Mista (RM). Muitas vezes descrita como uma combinação de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA), a RM integra os mundos real e virtual para criar novos ambientes onde objetos físicos e digitais coexistem e interagem em tempo real.
Assim como na RV, é necessário o uso de um headset para acessar a RM. No entanto, ao contrário da RV, que isola o usuário do mundo físico, o headset de RM permite que o usuário continue percebendo o ambiente ao seu redor, agora enriquecido por camadas de conteúdo digital. Embora isso possa parecer semelhante à RA, a principal diferença está na interatividade.
Enquanto a RA apenas exibe informações digitais sobre o mundo real, a RM possibilita ao usuário interagir diretamente com ambos: o ambiente físico e os elementos digitais. Na RM, o usuário tem controle total sobre as camadas digitais, resultando em uma fusão completa entre o mundo real e o virtual, criando uma experiência imersiva única e dinâmica.
Diferentemente da Realidade Virtual (RV) e da Realidade Aumentada (RA), a Realidade Mista (RM) ainda não possui aplicações amplamente reconhecidas pelo público em geral. Um exemplo popular na cultura pop seria a tecnologia apresentada nos filmes do *Homem de Ferro* da Marvel, que se assemelha ao conceito de RM na imaginação coletiva. Entre os dispositivos mais notáveis de realidade mista estão o Microsoft Mesh, o Microsoft HoloLens e o Lenovo Explorer. Por ser a forma mais recente de Realidade Estendida (XR), suas aplicações ainda são limitadas e estão em constante desenvolvimento, com grande potencial para impactar diversos setores no futuro.